Wednesday, March 29, 2017

Reverberador com PT2399 - parte 6

Post 25 - Pré para guitarra com som de guitarra

 Placa de circuito impresso

   Visto do lado dos componentes, ou seja, pronta para impressão com a técnica do ferro de passar roupa, se for usado outra maneira de imprimir na fenolite tipo silk-screen ou tipo foto sensibilizante aplicado na fenolite, ai então deve inverter o desenho (fazer o espelho do desenho).

   O traçado é cheio em algumas parte e pode até ser mais cheio (não gosto de trilhas fininhas na placa). O tamanho é 20cm x 5cm (20,12cm x 5,03cm), assim deve se conferir a impressão com este tamanho (imprimindo direto do blog não sei que tamanho isso vai sair).



  Como os potenciômetros se encaixam no chassi e prendem na placa, só é necessário um único buraco na placa (o círculo grande) destinado a um parafuso auxiliar.

  O espaço destinado ao jack de entrada tem trilhas para dois tipos de jack, jack todo de plástico inclusive as porcas que o prendem no chassi (uns jacks robustos muito usados), e para jack de plástico fino com as porcas de metal (tipo usado em pedal da Boss), assim os terminais são soldados na placa. Há ainda espaço para dois resistores R1 (no caso de se usar um jack completamente diferente e fora da placa). Melhor que sejam jacks chaveados que ao se tirar o plugue colocam a entrada em curto no terra.

  A chave de brilho não é soldada direto na placa pois depende do tipo de chave usada, os terminais podem ser de fio rígido segurando a chave na placa e esta enroscada no chassi.


  Os terminais de conexões se unem com a placa do reverber.

  O diodo ligado no terminal do meio do LM7809 é opcional fazendo o 7809 sair pouco mais de 10v ao invés de 9,6V, pode ser ligado um jumper no lugar do diodo tendo os exatos 9,6v.

   A distância entre os potênciometros foi feito baseado nos knobs de pedal Boss (não aqueles miudinhos, os maiores) de forma a não ficarem nem juntos demais e nem separados demais, se for usado knobs menores ficarão mais separados (detesto knobs chineses pequenos demais com miséria de plástico, os Boss eu já acho pequeno!).

  Fiz o desenho do circuito impresso mas não montei o pré definitivo na placa (ainda está na placa de teste proto-board), a placa de reverber montei definitiva e conectei na montagem da placa de teste e tudo funcionou beleza. Esta placa não tem segredo e certamente irá funcionar perfeitamente.





No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.