Tuesday, March 14, 2017

Reverberador com PT2399 - parte 5

   Post 24 - Pré para guitarra com som de guitarra

  Controle de tonalidade

  É aqui que o circuito difere bastante dos circuitos convencionais Tone stack ou Baxandall. No Tone stack os controles são passivos, os filtros dos controles atenuam a frequência e quando se gira os potênciomentros acentuando graves, médios ou agudos não se está acentuando nada, está apenas voltando ao normal do sinal mas tendo a impressão que se acentuou o grave, ou médio, ou agudo.

 No baxandall há realmente acentuação da frequência porque se faz uso da amplificação ativa (CI ou transistor) no elo de realimentação, num baxandall bem feito se precisa de dois circuitos ativos, um para graves e agudos juntos e um separado só para o controle de médios.

  O grande problema do baxandall, e isto não está nos livros e A ESCOLA NÃO ENSINA, é que os potenciômentros arranham com o passar do tempo, principalmente os de agudos e médios, ao gira-los eles fazem “xxxxi-xxxxi” mesmo antes de ficarem muito velhos, isto porque eles ficam trancados no meio do sinal (sinal de um lado e do outro) sem um ponto terra próximo de um dos seus terminais. 

  No tone stack eles estão em serie e já há um ponto terra pelo menos em um deles e assim este ruido é menos perceptivo, ainda por cima não há amplificação separada de cada filtro.

  No baxandall ainda há o incoveniente de se acentuar muito o ruido “hissss” na amplificação dos agudos (hisss = agitação térmica dos átomos na liga metálica dos transistores).

  Assim bolei uma maneira diferente de amenizar estes problemas

  Controle de médios - 2º mid scoope

  R14, R17, C9 e C10, e o operacional formam um filtro passa banda de 2ª ordem. R14, R15, R17 e R20 têm que ter valores iguais e neste caso calculados para junto com C9 e C10 que também devem ter valores iguais de capacitância, atuem numa frequência central em torno de 1Khz.

    R15 sendo o resistor de realimentação aplicado na entrada não inversora do operacional tende a anular a frequência de passagem do filtro, passando o filtro a ser de rejeição de banda. O potenciômetro de médios R16 em serie com R15 desajusta o filtro fazendo deixar de ser de rejeição de banda e passando a ser de passa banda.
 Assim se tem uma boa atenuação dos médios e um bom reforço por ser um filtro ativo de 2ª ordem, mesmo tendo boa parte dos médios barrados pelos outros mid scoopes, os médios serão acentuados sem aumento no volume sonoro e sem arranhar o potenciômentro quando este estiver desgastado.

  Controle de agudos

  Ainda no mesmo operacional um pequeno filtro C13 e R21 atuam se aproximando ou se afastando do elo de ganho R20 e C12. Os valores dos componentes aqui são bastante críticos principalmente C13, qualquer alteração de valores pode fazer o circuito apitar, os valores dos resistores R18 e R20 não devem distanciar muito de 100K para não desregular o filtro dos médios pois tudo está num operacional só.
 Deste modo o circuito dá um belo agudo sem muito ruido “hisss” como nos baxandall e sem arranhar o potenciômetro (nunca se terá um agudo tão forte como esse num tone stack ou baxandall). O volume do ruido hisss depende da qualidade dos transistores e circuito integrados usados (da qualidade da liga de silício).

 Controle de graves

 Aqui neste caso é um simples baxandall com um transistor já que os graves sofrem menos com arranhamentos de potenciômetro do que os agudos (mas ainda podem vir a sofrer), ainda não consegui uma maneira simples para os graves de se isolar o potenciômetro, ai o jeito foi usar baxandall.

 O transistor atua praticamente como buffer, está polarizado selfbias, R25 é um valor pequeno e a realimentação tende a ir contra o sinal na entrada da base.


  Assim os controles estão completamente separados entre sí, o potenciômentro de um não interfere no outro e atuam fortemente na frequência, o agudo berra agudo, o médio atua quase como um controle paramétrico e o grave rebenta alto falante. 

 Pela simplicidade deste pré ele bate muitos circuitos sofisticados cheio de componentes, dando uma boa sonoridade e alto ganho clean com baixo nivel de ruido. 

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