Post 51 - Guibson Falcon - pré funcionamento
Com partes do esquema separadamente.
Entradas - pra quem tem dificuldade de visualizar
Nos estilo dos amplificadores dos anos 60 e 70, duas entradas uma de baixa impedância e outra de alta impedância.
Originariamente entradas de válvulas têm alta impedância, assim baixar a impedância na realidade
é colocar um resistor de baixo valor entre a entrada e o terra fazendo uma combinação em paralelo de um resistor de baixo valor com um “resistor” (que é a impedância de entrada) de alto
valor. O resultado de um paralelo é sempre um valor mais baixo que o valor do resistor de menor valor (nem precisava dizer, é a fórmula). De outra forma de ver, é ter um resistor de baixo valor jogando
parte do sinal para o terra.
Os dois jacks são mono chaveados (faceis de achar pra comprar) que mantem as entradas aterradas quando não
tem nada plugado.
Quando se põe um plug na entrada de baixa impedância a chave desse jack abre e o sinal entra por R1, mas a
chave do jack da entrada de alta impedância está fechada colocando R2 no terra ao inves de R3. A impedância então passa a ser praticamente o valor de R2 que é um valor baixo.
Quando se pluga na entrada de alta impedância a chave desse jack abre. A impedância é então
praticamente o valor de R3 (1M), a chave da entrada de baixa impedância no entanto está fechada colocando R1 (47K) e R2 (47K) em paralelo sendo o resultado a metade do valor o que faz deixar passar mais sinal
ainda para a válvula tendo maior volume.
Penso que a razão dessas duas entradas é porque antigamente usava-se plugar os Orgãos eletronicos
(ainda não haviam sintetizadores) nos amplificadores de guitarra e estes tinham muito volume que era preciso ser reduzido com uma entrada de baixa impedância.
Se forem plugadas duas guitarras ao mesmo tempo (antigamente as bandas pobres fazia-se isto), as duas entradas permanecem
em alta impedância e ganha em volume a guitarra que tiver mais ganho (as duas guitarras entram em paralelo).
Os valores para R1 e R2 geralmente são de 68K (é o padrão), Sendo de valores menores fará
a entrada de baixa impedância ainda mais baixa matando mais ainda o volume de sinal nesta entrada e tendo o volume na entrada de alta ainda mais alto pois passará o sinal com maior nivel devido a um valor menor
do paralelo entre R1 e R2.
R1 e R2 são apenas stoppers impedindo que se injete o sinal diretamente na válvula, 18K ou 22K poderiam
ser os menores valores tendo duas entradas, tendo uma entrada só uns 10K poderia ser o menor valor.
R3 o valor padrão é 1M o que baixa um pouco a entrada da válvula que na realidade é ainda
mais alta, sem ele a entrada fica muito sensivel tendendo a captar mais ruido.
Filtro mid-scoop e controle de médios
É o mesmo do pré do amplificador com duas 6L6 (posts de 2017), só que ao invés da chave brilho/médios
neste será um potenciômetro de médio. Um filtro em ” T ” corta o excesso de médios dosado de certa forma pelo potenciômetro e C2, enquanto C3 deixa passar os agudíssimos (já
expliquei o cálculo prático no post 28). R7 é de 82K mas pode diminuir um pouco (até uns 56K) para deixar passar mais nivel de sinal sem muita perda na ação do filtro que está
na frente.
R39 separa o sinal que é enviado para o reverber do sinal que retorna do reverber, 39K já está no mínimo
pra não haver mistura.
Os pontos marcados com letra minúscula “a” e “b” são pontos de conexão para uma plaquinha
separada onde estarão os potenciômetros e alguns componentes que não estão na placa principal, a ideia é reduzir a quantidade de fios da placa até os potenciômetros.
continua. . .
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