Friday, April 6, 2018

Um valvulado mais simples


Post 46 - Guibson Falcon - Outros detalhes na montagem

  Observando a foto o primeiro detalhe é evitar que os fios fiquem encostados no chassi pelo menos nas partes do chassi perto das válvulas. Alguns fios fabricados atualmente têm o plástico de péssima qualidade que se derretem muito facilmente, um simples canudo feito de papel de embrulho ajuda a separar e organizar os fios.

  Enrola-se um pedaço de papel com cola branca sobre um canudo de refrigerante e puxa o canudo pra fora enquanto a cola ainda está molhada.

  A espessura dos fios é conforme a corrente do trafo, geralmente fio 20AWG ou 22AWG (usei na maioria 22AWG por ser um ampli de menor potência).

  A montagem é modular, ou seja, uma placa pra cada coisa ao invés de uma placona com todos os circuitos nela. Assim é mais facil de consertar quando estraga, porém neste ampli será exageradamente por módulos, num segundo amplificador se eu vier a montar poderei unir uma ou mais placas numa só (pré e potência por exemplo).
 
  Parafusos M4 para o trafo, e a placa da fonte aproveitando os mesmos parafusos (assim se economiza), parafusos M3 na placa do circuito protetor. Abro roscas no chassi e as porcas prendem apenas as placas. Os espaçadores de cerca de 1 cm para levantar as placas do chassi eu os faço com tiras de alumínio e alicate (vou entortando até fazer o canudinho).

  Posição dos transformadores

  O trafo de audio eu já tenho um pronto que já havia enrolado a algum tempo atraz e então já fiz os furos no chassi. Este tem impedância de primário de 6K9 mas pretendo fazer outro com 7k2 e talvez com diferente entrelaçamento que falarei a respeito em posts mais adiante.

  No desenho do circuito original do Falcon (post 41) mostra 3 trafos no desenho do chassi, o de força num canto, o de audio no meio e o de reverb no canto oposto, cada um virado ao contrário um do outro o que nem sempre é preciso, mas todo na mesma linha.

  O trafo de audio geralmente deve ficar mais ou menos no meio do chassi no mesmo alinhamento do trafo de força e se tiver a uma certa distância (pelo menos uns 10 cm) do trafo de força a laminação pode ficar do mesmo lado (nada de por um com angulação diferente um do outro).

  O lado dos trafos onde saem os fios de conexão (onde não há pernas laterais das lâminas) é aonde se fogem mais linhas de fulga de indução (e não onde há ferragem).

  Na minha montagem o lado do trafo de audio onde saem os fios (onde estão os buracos largos) fica virado para o espaço mais largo entre duas válvulas (inversora e a primeira de potência). O outro lado do trafo joga mais ou menos em direção onde estão os potênciometro de tonalidade.

  Se este trafo estivesse em ângulo diferente ele iria jogar linhas de indução para o lado pre-amplificador (o que não seria uma boa ideia) e do outro lado jogaria no trafo de força (o que não importa muito). Assim o lado do trafo é conforme onde ele joga linhas de indução ou capta. Onde ele tem as pernas laterais está isolado, e não porque é obrigatorio se ter um trafo com ângulo ao contrário um do outro (a menos que um estivesse quase agarrado um no outro).

  Ainda conforme a maneira de enrolar o trafo não precisa de ter canecas laterais (que só aumenta o peso) nem sequer cintas metálicas (como nos Fenders), não precisa nada disso. O ideal é que se possa ficar um pouco distante das válvulas (para evitar pegar aquecimento) e distante da primeira válvula pré-amplificadora.

  Ali já está a plaquinha da unidade de potência (ainda faltando um ou outro componente) mais ou menos aonde irá ficar no chassi.

  Os fios grossos vermelho e azul são os de filamentos e devem conectar primeiro na válvula de potência mais próxima da válvula inversora (e não na última válvula), assim se divide melhor a corrente nos fios de filamentos para cada válvula.
 

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