Post 45 - Guibson Falcon - Protetor automático 120V 220V - outra vez
Placa do circuito
Como isso funciona já foi visto no post 39, deixei com Led/LDR mesmo pois estraga menos que chip fotoacoplador, mas lá não tinha placa pois
ainda era experimental.
A placa é vista do lado dos componentes, sendo assim já está do lado para imprimir se for usado a técnica do ferro de passar.
Tem que recopiar,
apagar os componentes e alargar um pouquinho o traçado em volta do buracos dos componentes, mas o mais dificil já está feito para se alguem quizer montar este circuito.
Eu já fiz placas de todas as outras maneiras, mas a mais facil e rápida para placa simples é a do ferro de passar. Na placa da fonte
fiz a máscara de solda mas dá muito trabalho e assim como é um ampli mais simples e a ideia é ser barato não farei.
Tem dois espaços para R1 que pode ser dois R1 em paralelo de
47K por 2W cada na horizontal no desenho (acho essa melhor opção), ou um R1 de 22K por 5W na vertical (usei dessa maneira por que já tinha o resistor). O esquema ao lado é o mesmo do post 39 só que com menos uma chave HH.
O espaço para C1 tem furo a mais na trilha se caso for usado um capacitor mais largo pois esse valor tem de 15mm e 20mm. Na minha montagem usei dois do dobro do valor em serie por 250V pois não tinha de 400V, mas é facil de achar um de 1,5uF por 400V.
Plaquinha da chave HH

Os fios de 120V, 127V, e 220V do trafo vão todos nessa plaquinha e dela sai para a placa do protetor. A conexão de 127V está num ponto trilha a espera
(não tem nada ligado a não ser o fio de 127V do trafo), o fio de 120V é o que está sendo usado no meu caso (pois onde moro é 120V).
O desenho está no lado cobreado da fenolite e portanto o desenho deve ser invertido para imprimir se for usado a técnica do ferro de passar.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.