Tuesday, February 27, 2018

Um valvulado mais simples

Post 43 - Guibson Falcon - Enquanto o soquetes não chegam

O chassi

     Enquanto os soquetes das EL84 não chegam de China, infelismente agora tudo é assim tem que esperar da China, não tem loja mais não, vou furando o chassi e esboçando um desenho da placa.
    A posição mais ou menos onde vão ficar cada elemento. Os soquetes visto na foto não servem para as EL84, na realidade é o mesmo usado nas 12AX7 mas este tem a beirada das canecas de aluminio e o da EL84 não pode ter senão a válvula não encaixa pois são ligeiramente mais largas. 

    O transformador vai ficar do outro lado (claro). Neste só coloquei rabicho de fios externos para a alta tensão, costumo colocar rabichos para o primário também mas neste resolvi colocar tudo terminais para soldar o fio no momento da montagem. Para baixa tensão não dá choque forte então terminais ficam menos confusão de fios nas beiradas do trafo.
   
    Este chassi foi cortado de uma tampa de um velho computador (daqueles de torre) e deu certinho o tamanho, apenas dobrei um pouquinho mais a parte do painel da frente para passar dos 90 graus o ângulo da dobra e ficar tipo o painel dos Fenders.

    Detesto amplificador com uma entrada só, então este também é estilo antigo, dois jacks de entrada. O tipo de jack será outro problema pra decidir mais tarde.

    Nos anos 70 e 80 era uma merda fazer um furo redondo largo num chassi, não tinha a ferramenta vazadores no Brasil (tinha que importar no tempo que era proibida a importação) e não existia broca step drill. Não sei se o Brasil já fabrica vazadores (talvez sim pois eletricistas usam muito) e se fabrica na medidade de chassi pois tem a medida certa para válvulas. Esse da foto é um GreenLee original antigo que comprei usado pois novo é caro pra kacete.

    Os chineses ja fabricam vazadores em massa bem mais barato (não sei se não quebra facil), mas não fabricam o da medida original para soquetes de válvulas, acho que não compensa para eles pois pouco se usa válvula nos dias atuais. Para contornar a situação os chineses resolveram modificar a medida dos soquetes para ser possivel usar apenas a broca step drill, eles já modificaram até o código de cores dos resistores porque não iriam modificar um simples soquete (são uns putos avacalhados).
   
     Assim eles fabricam soquetes com as duas medidas. Porém um furo com a GreenLee fica muito mais perfeito do que qualquer broca apesar de precisar fazer um furo de 3/8 antes para encaixar o parafuso da GreenLee, no final o corte dela ainda solta umas arruelas de lambuja.

  

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.