Monday, February 12, 2018

Um valvulado mais simples


Post 41 - Modernizando um Guibson Falcon 
 
   O amplificador anterior ficou caro e complicado (mas ficou espetacular), usei um alto falante Eminence Cannabis Rex de 50W de alto rendimento o que não foi nada barato.

   Na sequência pretendo desenvolver um projeto mais simples usando duas EL84 (6BQ5) para uns 15W no máximo com a possibilidade de um falante de 12 polegadas que terá que ser de 35W porque de 12 polegadas é a mínima potência que fabricam, ou mesmo um de 10 polegadas com menor potência.

   Um circuito com EL84 é obvio por ser uma válvula que provavelmente ainda será muito fabricada e que se popularizou por ser pequena e usar um soquete igual de 12AX7 apesar de consumir muita energia. A minha preferência seria por duas 6AV6 por consumir quase a metade das EL84 (o que reduz o tamanho do trafo), serem mais robustas e ainda darem um pouco mais de potência do que as EL84, mas parece que tendem a desaparecer e acabam sendo bem mais caras.

   O circuito inicialmente será baseado no Guibson Falcon, retirei este esquema de um antigo livro americano “How to repair musical instruments amplifier” (Byron G. Wels) que comprei nos anos 70, um bom livro para um iniciante na época.
    O circuito do reverber será trocado por um circuito com PT2399 como no amplificador anterior porém vou tentar simplificar o circuito usando apenas dois PT2399 (o que certamente cairá a qualidade) mas apenas para uma leve sensação de reverberação.

   O circuito de trêmolo será trocado por um transistorizado atuando junto ao bias ao invés de usar LDR (nunca fiz desse jeito) ou como está neste esquema do falcon atuando na entrada (os antigos baguinhos da Giannini eram feito dessa maneira).

    Para o pré apenas uma 12AX7 e um único canal, também deverá ter algumas pequenas mudanças como incluir distorção e melhorar os controles de tom que são bem safados neste Falcon.

   O primeiro passo no entanto é enrolar o trafo de força mas o farei com os enrolamentos um pouco diferente do mostrado no esquema, depois o trafo de saida, ambos tentarei fazer o menor e mais econômico possivel. Depois bolar um chassi e então montar experimentalmente a fonte e a unidade de potência.

   Dai então liga-se a guitarra direto no pino 7 (Voltage Amp no esquema do Falcon) sem nenhum pré, e ai o desafio é ter um volume alto e clean o que vai depender muito do trafo de saida.

    O esquema é só um guia mais ou menos, no final vai acabar ficando tudo diferente, a tabela com as tensões ajuda bastante e o desenho da posição dos trafos está até perfeito demais, mas a posição das válvulas deixa a desejar, uma 6BQ5 entre os dois trafos (esquentando os trafos) e uma 12AX7 escondidinha ali na frente do lado do trafinho de reverber. As outras três muito próxima uma das outras.

    O Amplificador no entanto só terá 4 válvulas com apenas um canal ( duas 6BQ5 e duas 12AX7) então será mais facil em linha reta.

  Haja tempo.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.