Tuesday, February 27, 2018

Um valvulado mais simples

Post 43 - Guibson Falcon - Enquanto o soquetes não chegam

O chassi

     Enquanto os soquetes das EL84 não chegam de China, infelismente agora tudo é assim tem que esperar da China, não tem loja mais não, vou furando o chassi e esboçando um desenho da placa.
    A posição mais ou menos onde vão ficar cada elemento. Os soquetes visto na foto não servem para as EL84, na realidade é o mesmo usado nas 12AX7 mas este tem a beirada das canecas de aluminio e o da EL84 não pode ter senão a válvula não encaixa pois são ligeiramente mais largas. 

    O transformador vai ficar do outro lado (claro). Neste só coloquei rabicho de fios externos para a alta tensão, costumo colocar rabichos para o primário também mas neste resolvi colocar tudo terminais para soldar o fio no momento da montagem. Para baixa tensão não dá choque forte então terminais ficam menos confusão de fios nas beiradas do trafo.
   
    Este chassi foi cortado de uma tampa de um velho computador (daqueles de torre) e deu certinho o tamanho, apenas dobrei um pouquinho mais a parte do painel da frente para passar dos 90 graus o ângulo da dobra e ficar tipo o painel dos Fenders.

    Detesto amplificador com uma entrada só, então este também é estilo antigo, dois jacks de entrada. O tipo de jack será outro problema pra decidir mais tarde.

    Nos anos 70 e 80 era uma merda fazer um furo redondo largo num chassi, não tinha a ferramenta vazadores no Brasil (tinha que importar no tempo que era proibida a importação) e não existia broca step drill. Não sei se o Brasil já fabrica vazadores (talvez sim pois eletricistas usam muito) e se fabrica na medidade de chassi pois tem a medida certa para válvulas. Esse da foto é um GreenLee original antigo que comprei usado pois novo é caro pra kacete.

    Os chineses ja fabricam vazadores em massa bem mais barato (não sei se não quebra facil), mas não fabricam o da medida original para soquetes de válvulas, acho que não compensa para eles pois pouco se usa válvula nos dias atuais. Para contornar a situação os chineses resolveram modificar a medida dos soquetes para ser possivel usar apenas a broca step drill, eles já modificaram até o código de cores dos resistores porque não iriam modificar um simples soquete (são uns putos avacalhados).
   
     Assim eles fabricam soquetes com as duas medidas. Porém um furo com a GreenLee fica muito mais perfeito do que qualquer broca apesar de precisar fazer um furo de 3/8 antes para encaixar o parafuso da GreenLee, no final o corte dela ainda solta umas arruelas de lambuja.

  

Monday, February 26, 2018

Um valvulado mais simples

  Post 42 - Guibson Falcon - Minha versão da fonte

   Os valores dos componentes e as tensões ainda não são os valores definitivos. No amplificador anterior primeiro eu montava pelo menos experimentalmente depois escrevia os posts, neste estou escrevendo os posts primeiro sem testar, seguindo apenas o desenho.

    Por exemplo, a tensão para o bias fixo está sendo retirada de um dos ramos de 12V (obtem-se -15,9V), mas se não funcionar legal (der algum ruido, etc) mudo o desenho que nem o esquema original fazendo o bias de catodo. O bias fixo é mais legal e mais facil de ser ajustavel apesar de ficar um pouquinho mais caro, já contrariando a minha ideia inicial de fazer um treco o mais barato possivel.
   O led (lampada piloto do painel) deverá ser tirado do outro ramo de 12V antes ou depois da retificação por isso ainda não foi incluido no desenho.

   Os dados do trafo

   Não conheço o trafo original do Guibson Falcon (não tenho nem ideia), construi este trafo baseado no datasheet da EL84 e olhando alguns outros esquemas que usam a mesma válvula. Logicamente se fizer um trafo completamente exagerado em potência e tamanho (como fazem por ai) não tem porque não funcionar, é igual construir uma laje, se voce não é engenheiro e não sabe o quanto de ferro, de cimento, pedra e areia colocar e qual a espessura da laje, então põe tudo em exagero que deverá ficar uma lage super resistente (se ela não cair com o próprio peso).

   Eu não faço assim, ao contrário, neste trafo calculei tudo bem justo, nada de corrente em exagero pois quero um trafo bem pequeno e leve. No vazio (sem nada ligado na saida) está funcionando legal praticamente sem aquecimento, porque usei lâminas comuns e mais baratas elas mornam um pouco depois de uma meia hora ligado, sozinhas elas comem mais de 10% da potência do trafo e assim ainda tenho que ver como este trafo vai se comportar depois do amplificador pronto.
   Se ele começar a arriar e super aquecer eu posso trocar as lâminas por umas boas que tenho aqui e assim sobrar mais corrente para o circuito, ou se não der então fazer outro trafo.

   O enrolamento de alta tensão, diferentemente do desenho no circuito original que é um enrolamento com tomada central, fiz com um enrolamento simples pois com dois enrolamentos talvez não coubesse na janela da lâmina que usei. Agora já com o trafo pronto acho que até caberia mas é muito mais chato de enrolar.

    Assim a fonte leva 4 diodos, teoricamente não muda nada mas apesar de ter feito com um enrolamento só (pra ficar mais facil e mais barato) eu compartilho do grupo que tem a opinião que um trafo com tomada central funciona mais tranquilo e a fonte funciona melhor, alguns juram que é a mesma coisa (a Guibson pensa como eu).

   Aqui está o que nenhum esquema mostra

    Núcleo - 2,5 cm x 3,85 cm (no mínimo) - 2,5 cm (uma polegada) é uma lâmina mais comum de achar pra comprar.
    1 kilo e 100 gramas de ferro, e aí que está o problema, tem que comprar dois kilos pra tirar 100 gramas, se fizer com 1 kilo só o empilhamento vai ficar mais estreito (no limite), funciona mais não garanto que vai ficar um bom trafo (provavelmente o enrolador da esquina faria assim).

   Secundário de alta tensão - 1107 espiras de fio 31 AWG - mais ou menos 166 metros de fio - mais ou menos umas 90 gramas de cobre, resistência ôhmica = 68,5 ôhms (as outras tensões não precisa saber resistência).
   Secundário de baixa tensão - 56 + 56 espiras de fio 33 AWG - mais ou menos 17 metros (esqueci de pesar mas é pouquinho mesmo)
   Secundário de filamentos - 15 + 15 espiras de fio 18 AWG numa camada só, bem apertado senão não cabe, para ficar mais facil pode ser duas camadas em paralelo de fio 21 AWG.
   Ainda vou fazer o teste pois fiz com duas camadas, uma com fio 21AWG e outra com fio 22 AWG o que equivale ao fio 19 AWG (mais fino que o 18), só depois de tudo funcionando que saberei se da pra aquentar as 4 válvulas (inicialmente é o fio 18 AWG mesmo). Este não pesei nem medi, mas é pouca coisa (mais ou menos uns 6 metros)

   Primário de 120V e 127V - 552 espiras mais 35 espiras de fio 26 AWG - 97 metros, 117 gramas de fio
   Primário de 220V (93V completando os 127V) 428 espiras de fio 29 AWG - 77 metros, 46 gramas de fio 
   Potência - 46W
   Peso total já com parafusos e “Ls” laterais (patilhas) = 1,397 kilgramas ≈ 1,4 Kg

    Um enrolamento eletrostático entre o primário e o secundário de filamentos. Tem que saber enrolar e construir um trafo deste ( o que que enrola primeiro, espessura dos papeis, lados que sai os rabichos, etc) senão não cabe não. Não dá pra ensinar num blog, se o enrolador for bom na coisa sai um trafo bem feito.

Monday, February 12, 2018

Um valvulado mais simples


Post 41 - Modernizando um Guibson Falcon 
 
   O amplificador anterior ficou caro e complicado (mas ficou espetacular), usei um alto falante Eminence Cannabis Rex de 50W de alto rendimento o que não foi nada barato.

   Na sequência pretendo desenvolver um projeto mais simples usando duas EL84 (6BQ5) para uns 15W no máximo com a possibilidade de um falante de 12 polegadas que terá que ser de 35W porque de 12 polegadas é a mínima potência que fabricam, ou mesmo um de 10 polegadas com menor potência.

   Um circuito com EL84 é obvio por ser uma válvula que provavelmente ainda será muito fabricada e que se popularizou por ser pequena e usar um soquete igual de 12AX7 apesar de consumir muita energia. A minha preferência seria por duas 6AV6 por consumir quase a metade das EL84 (o que reduz o tamanho do trafo), serem mais robustas e ainda darem um pouco mais de potência do que as EL84, mas parece que tendem a desaparecer e acabam sendo bem mais caras.

   O circuito inicialmente será baseado no Guibson Falcon, retirei este esquema de um antigo livro americano “How to repair musical instruments amplifier” (Byron G. Wels) que comprei nos anos 70, um bom livro para um iniciante na época.
    O circuito do reverber será trocado por um circuito com PT2399 como no amplificador anterior porém vou tentar simplificar o circuito usando apenas dois PT2399 (o que certamente cairá a qualidade) mas apenas para uma leve sensação de reverberação.

   O circuito de trêmolo será trocado por um transistorizado atuando junto ao bias ao invés de usar LDR (nunca fiz desse jeito) ou como está neste esquema do falcon atuando na entrada (os antigos baguinhos da Giannini eram feito dessa maneira).

    Para o pré apenas uma 12AX7 e um único canal, também deverá ter algumas pequenas mudanças como incluir distorção e melhorar os controles de tom que são bem safados neste Falcon.

   O primeiro passo no entanto é enrolar o trafo de força mas o farei com os enrolamentos um pouco diferente do mostrado no esquema, depois o trafo de saida, ambos tentarei fazer o menor e mais econômico possivel. Depois bolar um chassi e então montar experimentalmente a fonte e a unidade de potência.

   Dai então liga-se a guitarra direto no pino 7 (Voltage Amp no esquema do Falcon) sem nenhum pré, e ai o desafio é ter um volume alto e clean o que vai depender muito do trafo de saida.

    O esquema é só um guia mais ou menos, no final vai acabar ficando tudo diferente, a tabela com as tensões ajuda bastante e o desenho da posição dos trafos está até perfeito demais, mas a posição das válvulas deixa a desejar, uma 6BQ5 entre os dois trafos (esquentando os trafos) e uma 12AX7 escondidinha ali na frente do lado do trafinho de reverber. As outras três muito próxima uma das outras.

    O Amplificador no entanto só terá 4 válvulas com apenas um canal ( duas 6BQ5 e duas 12AX7) então será mais facil em linha reta.

  Haja tempo.