Post 31 - Pré de guitarra valvulado com o reverberador com PT2399
Volume e master
Como se trata de amplificador combo com só um canal não é necessário ter
um controle de volume master. O sinal da primeira válvula (dois triodos) já vem bastante amplificado e assim ao passar pelo controle de volume (depois dos controles de tonalidade) mesmo com o potenciômetro
em baixo volume já terá uma sonoridade boa com guitarras (o som não vai estar magro).
Não havendo um potenciômetro de volume master é como se houvesse este e ele estaria
sempre no máximo, a desvantagem é que sempre pode haver mais ruido vindo da segunda válvula que está depois do primeiro volume pois o controle master é sempre o último da linha.
A maioria dos amplificadores sem master são dessa maneira com um só um controle simples de volume,
mas neste circuito será usado um potenciômetro duplo para o volume sendo usado uma metade do potenciômetro como um meio master.
Geralmente se usa uma válvula duplo triodo (12AX7) e meia, ou seja, com uma segunda válvula
usando só a sua metade, a outra metade se usa para um segundo canal ou como inversora simplificada (dispensando uma terceira válvula), ou ainda simplesmente não usando como no pobre projeto do Fender Blues
Jr que esperdiça meia válvula.
Neste circuito este quarto triodo será usado em cascata (como num amplificador high gain) porém
a ideia é ter um som limpo e alto. Válvulas 6L6GC não distorcem facilmente por si só e um circuito de distorção já foi adicionado no projeto.
Este master será colocado entre os dois triodos e é mais como um segundo controle de
volume do que master para ajudar a diminuir o ruido quando se tocar em volumes mais baixos.
O resistor R40 (1K) não deixa o volume da segunda metade do potenciômetro zerar, alterando
o valor desse resistor pode até liberar mais ganho, também ajusta melhor o giro do potenciômetro fazendo atuar mais logarítmo do que linear (tipo pra corrigir aquele gira só um pouquinho e
o volume já foi todo e parece não atuar mais).
O valor do potenciômetro de volume depende do quanto de volume de sinal se quer deixar passar
em função do nivel de ruido. Os controles de tonalidade não sendo tone stack usam valores menores (100K nos graves e 20K para os agudo neste circuito), assim o valor máximo para o de volume seria
100K e liberaria bastante sinal e também bastante ruido (com a segunda válvula em cascata isso seria super exagerado).
Com um valor mais baixo se tem uma impedãncia mais baixa numa entrada de alta impedância,
abaixa o volume mas abaixa também o nivel de ruido, daí se amplifica mais no segundo e terceiro triodo.
Será usado um potenciômetro linear duplo de 10K para um combo, no caso de cabeçote
com caixas maiores e mais alto falantes poderia ser usado um de 20K.
C19 (10nF) ajuda diminuir ruido humm no circuito, um valor menor que isso pode prejudicar os graves
(ainda falarei sobre humm nesse projeto). R39 é bastante responsavel pelo volume geral, por exemplo se for usado um potenciômetro de 20K então R39 deverá ser maior que 10K.
Os desenhos das etapas mostrados até aqui já são o desenho final mas alguns valores
e númeração dos componentes ainda poderá ser mudado para o ajuste final depois da montagem completa. Tudo está sendo feito numa protoboard de testes e no último post sobre este amplificador
estará desenho inteiro completo.
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