Wednesday, January 22, 2020

Post 74 - Polarizando um Giannini - Otimizado

    Os valores dos componentes no esquema final otimizado observando a onda quadrada e a senoidal aplicada na entrada com o máximo valor de tensão da senoidal até antes de ceifar os picos, em varias frequências no software Multisim, e montado e testado numa placa real. Logicamente no virtual é uma coisa, no real é outra e alguns os valores estão mais abaixo para comparação.

  A faixa de frequência ficou bem melhor mas não chega a ser um amplificador Hi-Fi para se ouvir música, abaixo dos 70hz a tensão de saida começa ter uma ligeira queda (hi-fi é abaixo dos 30hz).

  Na região aguda acima dos 50KHz a onda quadrada já se torna uma onda trapezoidal, embora assim na década de 1970 era considerado Hi-Fi, hoje não é mais, existem na atualizada circuitos bem mais elaborados que mantem a forma de onda quadrada perfeita numa extenção de frequência bem maior. Contudo a forma de onda quadrada se mantem bem até os 30KHz que é acima dos 20KHz que é o máximo que o ouvido alcança (quando se é jovem).
  Nessa região esses harmônicos de alta frequência dependem quase que exclusivamente do valor do capacitor C3 (filtro Miller), sem esse capacitor geralmente o circuito fica muito sensivel nos agudos e por qualquer razão pode começar a apitar (não filtra os harmônicos e passa tudo).

 Enquanto maior o valor mais abaixa a frequência de corte dos harmônicos e isso deforma a onda quadrada fazendo ela ficar mais em forma de trapezio, porem na forma senoidal não muda praticamente nada.



  O valor de 10pF foi o menor valor conseguido sem muito “ringing” na onda quadrada observada no software multisim. Ringing se caracteriza por um execesso de brilho quando se ouve instrumentos de agudo (só se nota se tiver muito ringing), já na forma de onda quadrada a reta do topo da onda parece que está passando um minhoca ou cobra pequeninina no início da reta ficando reta em seguida. Para um amplificador de guitarra esse valor está exagerado e pode ser aumentado entre uns 30pF até uns 50pF (alguns amplificadores de guitarra usam até 100pF).

  O Slow-rate não é ruim mas não é lá grande coisa pois o circuito é simples demais (por isso não é Hi-Fi), Slow-rate é a velocidade do traço de subida e de descida da onda quadrada, se esses traços são muito lentos o quadrado fica parecendo meio em forma de trapezio (ver em 50Khz como é lento). Transistores de transição mais rápida melhora isso.

  O nivel de ruido chamado THD eu não tenho equipamentos para medir mas acredito que seja muito baixo (provavelmente abaixo de 0,2%), para comparação um amplifcador valvulado bom esse ruido é acima de 1% (em amplificadores de guitarra é sempre maior que 3%).

  Para um amplificador sem grandes pretenções devido a simplicidade do circuito para os ouvidos normais dá pra ouvir música tranquilamente com um som limpinho.

  Teste com potência máxima

  Com tensão de +37V e -37V (ao invés de 36V, no cálculo do trafo deu 1V mais alto).
  Variando o valor de R5 responsavel pelo ganho dependendo se trafo segura a potência, quando o trafo não segura o ruido humm tem seu volume aumentado e é ouvido.

 Multisim - R5 = 0,33Ω - senoidal na saida = 20,75V = 53,8W - máxima entrada 1,22V

 Na placa - R5 = 0,33Ω - senoidal na saida = 17,84V = 39,8W - máxima entrada 0,81V

 Na placa - R5 = 0,25Ω - senoidal na saida = 19,05V = 45,3W - máxima entrada 0,81V


  Continua . . .
 


No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.