Post 35 - Pré de guitarra valvulado com o reverberador com PT2399
Completo numa folha só e com umas poucas alterações em alguns valores dos componentes em relação
aos valores nos desenhos separados anteriores, nada drástico, apenas para melhor funcionamento.
Os valores das tensões nos anodos e catodos são só uma referência, os valores não necessitam
ser os mesmos medidos, devem ser ao redor desses valores.
Os resistores LDR podem ser qualquer um, mas o LDR do distorcedor funcionará melhor se for um de baixa resistência no escuro (5506 ou 5516 no código chines), os outros farão os efeitos funcionarem melhor se forem de mais alta resistência no escuro (5528 ou 5539).
R72* foi incluido para limitar a velocidade máxima do trêmolo antes que o efeito pare, pode haver este resistor ou não, ou ainda ter um valor ligeiramente maior ou menor, depende da precisão de valor do potenciômetro.
Os resistores LDR podem ser qualquer um, mas o LDR do distorcedor funcionará melhor se for um de baixa resistência no escuro (5506 ou 5516 no código chines), os outros farão os efeitos funcionarem melhor se forem de mais alta resistência no escuro (5528 ou 5539).
R72* foi incluido para limitar a velocidade máxima do trêmolo antes que o efeito pare, pode haver este resistor ou não, ou ainda ter um valor ligeiramente maior ou menor, depende da precisão de valor do potenciômetro.
Os circuitos tracejados são montados em pequenas placas de fenolite separadas com os potenciômetros soldados
nelas e chaves também, faço assim para os potenciômetros não se moverem na rosca do eixo se estas se afrouxarem, cada plaquinha tem que ter no mínimo dois potenciômetros (um não
deixa o outro mover), além de reduzir a quantidade de fios que vão e voltam nos potenciômetros e chaves.
As letras A, B, C, D, F, G, estão ali apenas para ajudar a visualizar na placa os pontos de onde partem os fios.
Na mesma placa principal ainda conterá o circuito do amplificador (duas 6L6GC) e o inversor de fase (uma 12AT7) que será
visto nos próximos posts.
Não tem muito mais o que falar, tudo já foi explicado anteriormente. Este pré-amplificador da prioridade
ao som limpo da guitarra levemente saturado pelo alto ganho nas 12AX7 ainda que tenha um circuito dedicado para alguma distorção. Para um som limpo é essencial que o amplificador de potência tenha
boa potência, 15W de um par de EL84 pode ser que seja pouco.
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