Monday, May 8, 2017

Pré amplificador valvulado tentando sair da mesmice - primeiro estágio


 Post 28 - Pré de guitarra valvulado com o reverberador com PT2399

  O reverberador

  Pelo mesmo motivo já explicado no post sobre o pré amplificador SS dos posts anteriores, o reverberador aqui também terá que ser colocado mais no início do circuito antes do controle de volume, onde o ganho ainda não é tão grande.

  Assim o sinal que será injetado no reverberador virá do primeiro triodo e ainda sim bastante reduzido pois está depois do filtro de retirada de excesso de médios. A saida do reverber se injeta direto na entrada do segundo triodo, o valor do potenciômetro R13 e o resistor de 22K (este último na placa do reverberador) ajustam o nivel de reverber que o potênciometro de reverber R13 irá regular.

  Conforme os valores é possivel ter uma reverberação com o nivel bastante alto mas fica limitado pelo nivel de ruido hisss do reverberador. O nivel de sinal reverberado é em torno de uns 40% em relação ao sinal normal (mais que suficiente para um bom reverber).

 O filtro mid scoop 


   Como é amplificação a válvula o som não é tão ardido como na amplificação solid state, assim não será preciso varios filtros como foi feito no amplicador transistorizado anterior, apenas um mid scoop é suficiente para um bom clean no sinal da guitarra.

  Um filtro em T (R9, R10 e C3) em ponte (C4 ou C5) cortam o excesso de médios. R9 sendo maior que R10 (umas 4 a umas 6 vezes maior) enfatiza mais o corte enquanto que C5 deixa passar o brilho e C4 passa mais os médios. O cálculo da frequência central deste tipo de filtro é bastante complicado e aqui foi ajustado os valores baseado em proporção. Inicialmente faz-se R9 = R10 e depois vai aumentando R9 com C3 no mínimo 10 vezes maior que C5.

  Prefiro utilizar chaves, mas é possivel trocar R9 por um potenciômetro (com um resistor em serie) e ter um controle de médios com um potenciômetro e retirar C4, R16 e a chave fora do circuito. A ponte com C5 continuaria. Teria-se assim um controle de médios muito mais eficaz do que o potenciômetro de médio no tone stack.

  R16 limita o nivel de médios igualando ao nivel de sinal de brilho e R15 limita o nivel da ponte em relação ao nivel de volume que passa no filtro T.

  O controle de graves e agudos ficarão depois do segundo triodo e serão analizados em outro post assim como o circuito de distorção e crunch.

  O ganho do estágio

  Para se calcular o valor do ganho do estágio teria que se calcular o Rtotal que é toda a associação serie/paralelo entre os resistores de R8 a R18 (varias associações), e isto tudo em paralelo com R4, para depois aplicar a fórmula vista anteriormente. É muito cálculo, é preferivel fazer experimentalmente variando R5.

  Enquanto mais alto se quizer o ganho no primeiro estágio (menor R5), mais se diminui a ação do mid scoop (piora o filtro), mais se injeta sinal no circuito reverberador (o que pode distorcer o sinal nos PTs 2399), em contrapartida pode se ter uma distorção mais acentuada no circuito distorcedor.

 Os resistores foram escolhidos (começando pelo mid scoop) de forma a contrabalançar os ganhos em determinados pontos e alguns resistores de forma a atuarem como buffer (R8 e R11).

  O sinal entra com um nivel bem baixo no segundo triodo pelo valor baixo do resistore R12 e potenciômetro R13 para não precisar aumentar muito o nivel de sinal vindo do reverber e se ter um baixo nivel de ruido geral deixando o aumento do ganho para o segundo triodo.

Continua. . .


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