Thursday, November 24, 2016

POST 16 OUTRA OPÇÃO DE OSCILADOR PARA CHORUS

POST 16     OUTRA OPÇÃO DE OSCILADOR SIMPLES PARA CHORUS

  Este é o oscilador do MXR micro chorus. A saida da onda quadrada era tirada de um dos transistores apenas (no desenho mostra as duas saidas no caso de se usar um MN3207), na época era usado o integrado SAD512 (a Reticon ainda não havia mudado a nomeclatura para RD5106) que tinha imbutido um inversor de fase, desse modo necessitava injetar a onda quadrada em apenas um dos pinos do integrado o que era uma grande vantagem pois era uma trilha a menos na placa de circuito.

  Os integrados da Reticon apesar de mais ruidosos eram mais bem bolado do que os da Panasonic (uma pena a Reticon ter falido), certamente o ruido seria melhorado com a tecnologia de hoje.


  Este oscilador peca pela sua simplicidade, na época (fim dos anos 70) este circuito me queimou um SAD1024 que custou bastante caro e foi conseguido junto a uma autorizada da Giannini (o técnico tirou de um pedal encostado e me vendeu). Pouco tempo depois me apareceram dois pedais micro chorus pra consertar com os integrados queimados o que foi impossivel de fazer o conserto.

  Só fui conseguir comprar alguns integrados da Reticon em 1985 quando viajei para os USA, escrevi para a fábrica com esperança de obter resposta usando um endereço que consegui de um catálogo telefônico. Algum tempo depois recebi uma resposta gentil agradecendo pelo meu interesse mas que só poderiam efetuar a venda se eu tivesse firma, no entanto me deram o endereço de um representante que poderia me vender. Junto com a resposta me enviaram um manual com o circuitos que eles fabricavam e esquemas de exemplo.

  Voltando ao circuito do MXR, este pode ser encontrado completo facilmente na internet mas não aprovo este circuito, este oscilador não tem um buffer, por ser um simples multivibrador astavel de dois transistores a onda quadrada não sai muito perfeita. Por qualquer coisa pode parar de oscilar e por essa e outras razões é muito facil queimar o BBD.


  Postei apenas para exemplificar que é possivel ser mais simples ainda do que os circuitos anteriores mas ao se observar varios chorus, ninguém usa essa opção de circuito. 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.