Sunday, November 29, 2020

Post 86 - Distorcedor com dobrador de oitava

   Um pedal distorcedor com dobrador de oitava acima não é nenhuma novidade, já nos anos 70 um circuito foi lançado na revista Nova Eletrônica da época desenhado pelo irmão do guitarrista da banda Mutantes que era técnico de eletrônica e engenheiro de som na época. 

   Eu montei na época e não achei grandes coisa, dizia que era possivel conseguir a oitava da nota limpa (sem distorcer) o que é impossivel neste tipo de circuito. Tinha outras desvantagens.

   O circuito mostrado aqui é muito mais eficiente, o coração do circuito (onde ocorre a dobra) foi apresentado em um forum brasileiro por alguem bem experiente em eletrônica. Colocou-se variações de desenho semelhantes e eu escolhi esta por achar a melhor opção.










    


   O primeiro amplifcador operacional inversor amplifica as duas fases do sinal separadamente cada fase com seu diodo para obter um sinal retificado e misturado no segundo operacional. 

   Neste segundo operacional o sinal entra nas duas entradas (positiva e negativa), há inversão em uma e na outra entrada não, ficando as fases todas do mesmo lado positivo. Como num retificador há a dobra da frequência. 

  Uma senoidal aplicada e vista num osciloscópio aparecerá como dobro da frequência sem a fundamental mas no circuito real a fundamental está presente e com um sinal musical será um distorcedor pois dois diodos nesta posição é o típico circuito de distorção simétrica. O resultado será o sinal da guitarra distorcido com um forte reforço de segunda harmônica.

  Neste desenho escolhido os valores dos componentes já estão equilibrados de forma a manter a duas fases da onda no mesmo nivel. O único resistor que pode ser variado é o de 4K7 de forma aumentar ou diminuir o ganho de sinal no primeiro operacional (menor valor menor ganho). Aqui está escolhido para um ganho de aproximadamente duas vezes.

  A outra vantagem é que pode ser usado diodos comuns de silicio por causa da posição deles, em outro formato de circuito obrigaria usar diodos de germânio. 

Continua. . .