Tuesday, September 29, 2020

Post 84 - voltando ao post 41 - continuação

   Depois de cortado as laterais, a parte de baixo e a parte de cima, a colagem é simples com cola de madeira (cola branca) e dois pequenos pregos de cada lado. Uso essa ferramenta de apertar e manter as partes juntas (não sei o nome da ferramenta nem em Ingles, nem em Português), tem elas de varios comprimentos e tamanhos.

   Para tapar burados e imperfeições da madeira uso massa plástica automotiva que nada mais é que resina liquida para fibra de vidro misturada com fibra de vidro moida em pó e cimento (por isso a cor cinza da massa plástica), o endurecedor é chamado de MEK, metil. . . qualquer coisa (eu sabia os nomes cientificos do plástico e do líquido mas não lembro mais). Depois vai lixando como se fosse pintar carro só que com lixa seca (em pinturas de carro é com lixa d’agua e agua).


    A tampa da frente geralmente prefiro o alto falante parafusado por dentro (mas pode ser por fora encaixando pela frente), a madeira não precisa se grossa e é melhor que seja bem rígida para não amortecer pois a tampa da frente é como se fosse uma extensão do cone do alto falante. Assim uso folha de eucatex fino (mais grosso se a caixa for grande).

    Uso esses frisos de aluminio que aqui consigo de graça de janelas que são trocadas nos apartamentos dos predios do conjunto onde moro. Vai pro lixo, eu pego e guardo.

    Depois de tudo colado e reforçado onde necessita de reforço é hora de dar uma pintura inicial só pra tingir a madeira. 

    Nota-se que há um pequeno aumento da litragem da caixa pois as paredes são finas com os reforços engrossando as bordas e cantos.

     A tinta é qualquer uma só para colorir a madeira (acho que até tinta de tingir roupa em agua quente serve), eu tenho uma lata de tinta preta de serigrafia, é uma tinta grossa e um preto forte pra kacete, enraleci um pouco (bem pouco) com bastante aguaraz e tingi a madeira com ela.

   Fica dificil explicar todos os detalhes das medições pois vou estimando observando o que vou usar e como vou usar. Não gosto de deixar parafusos expostos, tento esconde-los o mais que posso de modo a ficarem internos na caixa (os frizos de aluminio os parafusos não irão aparecer).

    Depois continuo, tenho andado sem tempo e muito cançado.