Thursday, May 16, 2019

Voltando para os transistorizados

Post 65 - amplificadores de potência pra guitarra - parte 3

  Não sou muito chegado em simuladores digitais (raramente uso) mas simulei o circuito deste amplificador da heathkit no Multisim substituindo os transistores por transistores aproximados e facilmente encontrados. O resultado é bastante surpreendente para a simplicidade do circuito.


  Injetanto uma onda senoidal de 775mV (referencial para 0db), 1000Hz e com Rteste de 18K obtive 6,3V AC na saida com a onda senoidal perfeita. Logicamente o circuito foi projetado de uma forma trancada, quero dizer para não precisar de ajustes de corrente ao ser fabricado para facilidade de fabricação em serie.

  Mexendo nos valores dos componentes o valor de R35 melhorou a forma de onda na saida tendo seu valor em 120Ω ao invés do original 91Ω. Este parece ter sido um valor crítico no projeto pois é o único marcado com 5% de margem de erro (naquele tempo não existiam resistores de 1%) e deve ser o de ajuste de corrente de repouso.

  Tendo 6,3Vac na saida a potência seria de (6,3)²/4Ω = 9,9W (menor que a chutada no post anterior) usando uma resistência de 4Ω na saida como se fosse o alto falante. Colocando um indutor em paralelo e chutando um valor de 4mH a potência aumenta um pouco (indutância de alto falantes geralmente estão entre 2 a 20mH), aumentando o valor do indutor (o que significaria alto falantes maiores) a potência aumenta praticamente sem clipar o sinal. Não sei até que ponto isso seria válido com a coisa real.

  Aumentando o valor de R41 para 2k2 (ao invés de 1K) a tensão de saida aumenta para 8,1V dando uma potência de 16W com um soft clip no topo da onda e aceitavel como clean para guitarras.

  Injetando 210mV em R27 (4k7) que é o valor original da resistência no circuito para o canal normal se obtem a senoidal perfeita com 6,5V na saida e 10,5W, ou seja este é o valor de sensibilidade de entrada. Ao injetar em R25 (2K2) do canal reverb se obtem 9,4V na saida sendo a potência de 22W com clipagem na onda em cima e em baixo e alguma distorção de cruzamento (crossover) que sendo pouca as guitarras não ligam pra isso.

  O consumo normal medido no simulador foi de 800mA com a senoide e de cerca de 1A com ela clipada dando os 22W de potência.

  Um dia eu ainda construo este ampli de verdade pois parece ser um amplificador muito bem projetado para a época e de boa sonoridade para guitarras (e muito barato).