Friday, December 28, 2018

Um valvulado mais simples

Post 60 - Guibson Falcon - seletor 127/220V - funciona mas. . .

  A ideia inicial era tentar um circuito simples sem transformador extra para um seletor automático. Como eu citei no post 39 o desenho do circuito não é meu, apenas adaptei algumas mudanças, é o tipo do circuito que estou prestes a abandonar pois é problemático.

  Fazendo uma melhor análise tive que fazer outras mudanças para tentar melhorar o circuito (além de já ter trocado o fototransistor por LDR/Led).

1 - Inclusão de um resistor de uns 100Ω por 5W após o capacitor C1, a razão é que não há um amortecimento ali, o pic de tensão inicial vai direto em cima do zenner que é quem realmente faz a queda da tensão, por ser uma queda enorme o diodo esquenta pra kacete sendo sugerido pelo autor do circuto ser de 5W (e mesmo assim não aguenta). Esse é um ponto fraco no circuito que estava dando a maior dor de cabeça.

    Talvez uma alternativa fosse adicionar um transitor barato de potência bem maior que 5W para dissipar o calor do zenner (um Tip31 por exemplo com um resistor de uns 2K2 polarizando), assim poderia usar um zenner de 1 ou 2 watts. Não testei mas acho que funcionaria. 

2 - Aumento do valor de R3 para pelo menos umas 30 vezes maior que R40 (mudei para 47K), porém isso faz o atrazo de acionamento do relé aumentar mas ai se diminui o valor de C3 (22uF) para um valor de tempo desejado (pode ser uns 4,7uF), um pequeno atrazo é até bom para o aquecimento devagar das válvulas (que o tipo de carga nesse caso).

  No entanto mesmo assim o circuito não é muito confiavel, o ideal era ter um pequeno transformador (que é o que se queria evitar) no lugar de queda de tensão por reatância capacitiva.

  Outro problema é o tipo de carga na saida do relé que é um transformador com a fonte de para o circuito valvulado, no circuito original havia um circuito protetor tipo “Snub” na saida do relé (um capacitor em serie com um resistor como carga) para eliminar possiveis faiscamento no relé, isso funciona até bem se a carga na saida não for um transformador com uma fonte DC no seu secundário.
  O primeiro problema é a formação paralela entre o primário do trafo e o circuito Snuber que faz o trafo esquentar mais. O segundo é o retorno, depois que se desliga haverá um pic de tensão do retorno dos capacitores da fonte de volta no primário dependendo do tipo de fonte (nesse falcon não há resistores de descarga dos capacitores). Penso que o snub não resolve e o pic vai direto no relé. Nada que atrapalhe tanto mas vai deteriorando os contatos do relé.


  Conclusão: acaba por ficar um circuito grande pra montar, não muito confiavel com o tempo de vida útil sendo então mais um circuito para de tempos em tempos ter que ser consertado, ora bolas! se é pra ser consertado, é melhor não ter o circuito e consertar a fonte quando o aparelho for eventualmente ligado na tensão da rede errada. Assim pretendo elimina-lo da montagem final até aparecer coisa melhor. Mas fica ai a ideia.