Monday, September 24, 2018

Um valvulado mais simples


Post 56 - Guibson Falcon - placa do controle de tonalidade

  Esta é a plaquinha do controle de tonalidade que sendo separada da placa principal reduz o número de fios que vai nos potenciômetros e prende os mesmos juntos não deixando eles rodarem se algum parafuso que os prende no painel se afrouxar.


  Dessa maneira é também possivel trocar o circuito de tonalidade por outro diferente (em caso de experimentação) pois o circuito fica completamente separado. No esquema os componentes estão numerados mas neste desenho da placa já estão direto com os valores.

  Houve a inclusão do capacitor de 3,9 nanofarady (392) no controle de médios (na foto de um post bem anterior a placa não tem esse capacitor), a razão foi atenuar um pouco os médios pois estavam fortes demais enfeiando o som.

  No desenho a placa esta vista do lado do cobre (os componentes estão do outro lado), se feita a placa usando a técnica do ferro de passar o desenho deve ser invertido em espelho.

  As conexões dos fios são soldadas direto nos terminais deixados na placa, as pontas dos fios do outro lado leva um Molex Housing conector de 5 pinos para encaixe na placa principal. Os fios são comuns não necessitando nada shildrado (com malha de terra).

  A plaquinha tem exatamente 10cm x 2cm e os 4 potenciômetros distanciados de forma a caber em 10cm para Knobs modelos de pedal boss (mostrados numa foto em um post bem anterior).

Friday, September 14, 2018

Um valvulado mais simples


Post 55 - Guibson Falcon - placa de componentes - pré

    Seguindo o esquema do post 50 (apenas o pré) esta é placa que usei, não é a definitiva pois pretendo desenhar uma com pré e potência juntos para diminuir a quantidade de fios conectados, mas para facilidade de montagem, módulos separados são melhores para ajeitar enventuais erros ou troca de componentes.

  O lado da placa mostrado está na posição vista de componentes, para imprimir o traçado usando a técnica do ferro de passar já está do lado certo, se usado outro método precisa inverter o desenho (tipo espelho).

   Eu modifiquei o trafo para 9,5V CT 9,5V (ao invés de 12 + 12) e assim na placa não existe o trimpot de regulagem de bias que consta no esquema, no lugar tem dois diodos 4001 em serie. A opção de dois para ser possivel se necessário diminuir a tensão negativa um pouquinho. A tensão retificada já fica em torno de 12V (ao invés de 14 ou 15). Pode-se optar por colocar um trimpot na placa da fonte ou modificar o desenho desta incluindo um trimpot.

  Os pequenos retangulos são conectores encaixaveis chamados de Waffer connectors 2,54mm da Molex (tem de 2 pinos, 3 pinos, etc) com os respectivos Housing connectors (que encaixam) e logicamente vendem os pinos de encaixe para soldar os fios neles separados. São baratos e evitam a quantidade fios soldados na placa (fica tudo encaixado). Pode-se também usar os Pins Headers (mais barato ainda) mas estes são mais dificeis de achar os encaixes separados.

  O cuidado que se deve ter é com o fio que vem do trafo de saida (o que vai para o alto falante) no ponto da placa onde será a realimentação negativa (Fb 8 ôhms), este fio deve passar bem por baixo da placa e distanciando dos componentes de entrada pois dependendo da posição deste fio pode acontecer de ao aumentar o volume e abrir os agudos o circuito oscilar dando um apito agudo. Pode-se usar um fio de microfone aterrando a malha do fio num dos lados apenas (tem um ponto terra na placa da potência que deixei para isto), mas geralmente não precisa podendo usar um fio qualquer fino e o mais curto possivel.

  Ainda ficou muita conexão de fios pois este amplificador ainda não é o definitivo, no definitivo (quando eu fizer) será observado e melhorado em todos os detalhes possiveis.