Tuesday, January 24, 2017

Flangers com PT2399 não funcionam

   Post 19 - Flangers com PT2399 não funcionam

  Há de se imaginar que usando a mesma topologia de um circuito de flanger analógico iria funcionar usando um atraso de sinal digital ao invés de um chip analógico.

  O primeiro problema é o tempo de retardo que deve ser muito curto (pouquíssimos milisegundos) em relação ao sinal natural, um chip tipo o PT2399 (ou outro equivalente) não se consegue um atraso tão curto pois foram feitos para se obter eco.

 Neste caso imagina-se dois chips PT2399 em paralelo ajustados com o tempo quase iguais, o que tiver o tempo mais curto possivel que seria de uns 25 milisegundos (menos do que isso o chip queima) seria usado como o sendo o sinal natural sem atraso (um tempo curto como esse o ouvido praticamente não sente diferença sentindo como se não houvesse atraso nenhum).

  Um segundo chip ajustado com um tempo em torno de uns 27 milisegundos dando uma diferença entre um e outro de 2 milisegundos, neste chip aplicaria-se o oscilador de baixa frequência para ir variando ligeiramente o tempo de retardo tal qual como um chorus só que com o tempo curtissimo.

  Ao se aplicar a realimentação do sinal se esperaria de se conseguir o efeito flanger (exatamente como num circuito com um chip de atraso analógico). Este é o raciocínio que já vi imaginado e explicado por alguns DIY na internete (alguns até montaram e juram que a sonoridade é de flanger).

  Simplesmente não funciona, porque? Longe de se obter um flanger o máximo que se consegue é um chorus com um pequeno reverb muito curto e por estar com o tempo muito curto nada agradavel sonoramente.

  A razão é a mesma já explicada no post 17 no tópico “diferença ente BBD e digital” para efeito de chorus. Para flangers, nos BBDs a medida que o sinal vai sendo realimentado vai havendo um pequeno defasamento (que nem num phaser) em cada pequena parcela de cada circuito “sample and hold” contidos no chip. Cada sample and hold é formado por um capacitor e um transistor que formam uma pequena memoria analógica dando um atraso de tempo curtíssimo num total de 512 memórias ou 1024 (depende do chip) em fila.

  No PT2399 se tem apenas uma memória que sozinha dá todo o atraso das 512 mini memórias do chip analógico juntas e com o tempo mais largo ainda. Assim o sinal não defasa como se fosse um dominó como acontece no chip analógico ao ser realimentado o sinal. O máximo que se consegue é um mínimo defazamento sufuciente para um chorus.
 
  Seria preciso haver algum circuito extra de defasamento. Obviamente aqui se está analizando a maneira de obter um som de flanger (com aquele efeito caracteristico de avião a jato passando pela música) apenas substituindo o atraso de sinal feito com um circuito analógico por um feito usando um chip digital, a topologia continua sendo toda analógica, o que é diferente de uma topologia de circuito totalmente digital (e esta é guardada a 7 chaves pelas empresas que dominam este conhecimento).

  Estes chips que convertem tudo em digital são verdadeiros processadores digitais onde se consegue todos os efeitos (não só flanger) e não são colocados facilmente a venda e nem os desenhos de circuitos são distribuidos na internet, este é outro assunto que vai além do escopo do meu conhecimento.