Wednesday, September 21, 2016

LFO PARA FLANGER

Post 13  OSCILADOR DE BAIXA FREQUÊNCIA (LFO) PARA FLANGER

- É formado pelos dois amplificadores operacionais contidos no integrado TL72. O primeiro configurado como comparador schmitt e o segundo como integrador. O comparador gera uma onda quadrada em sua saida e o integrador transforma essa onda quadrada numa onda triangular. A variação de subidas e descidas da onda triangular será usada para modular um oscilador de alta frequência controlado por tensão numa especie de vibrato. O oscilador LFO ideal para essa função seria um oscilador senoidal, mas um oscilador de onda triangular é mais simples de implementar e funciona perfeitamente sem que se perceba nenhuma diferença audivel.

Funcionamento no comparador

- O comparador tem na sua entrada inversora (-) uma tensão fixa de referência. Sendo a fonte de alimentação aqui no caso uma fonte fixa ( terra zero volts e + Vcc), essa tensão de referência será a metade da tensão da fonte ou um valor um pouquinho menor aqui ajustado pelo valor de Rref, (sendo um pouquinho menor garante que sempre irá oscilar quando ligado).

- Essa metade do valor da fonte (1/2Vcc terra virtual) tem seu próprio divisor de tensão (dois resistores de 22k) ao invés de usar a metade do valor usado no restante do circuito. Tendo seu divisor separado diminui as chances de um pequeno click ser ouvido quando há a mudança de estado da onda gerada de um flanco positivo para um flanco negativo e vice versa.

- Quando o valor de tensão na entrada não inversora é maior que o valor de referência, a saída passa a ser positiva (flanco positivo da onda quadrada).
- Quando este valor da tensão na entrada não inversora se torna menor que o valor de referência, a saída passa a ser negativa (flanco negativo da onda quadrada). É assim que atua o comparador, ele compara o valor de referência com o valor aplicado.

- Essa variação na tensão aplicada na entrada não inversora vem do resistor de realimentação (resistor de feedback Rf), portanto depende da variação da rampa da onda triangular na saída do integrador.
  
Funcionamento no integrador

- O integrador tem na sua entrada não inversora um valor de referência que é a metade da tensão da fonte (1/2Vcc terra virtual). Na entrada inversora terá o mesmo valor (terra virtual).

- Quando o flanco positivo da onda quadrada é aplicado na entrada inversora essa tensão positiva do flanco vai direto carregar o capacitor C. A medida que o capacitor se carrega vai se formando na saida do integrador a rampa de descida (negativa) da onda triangular.

- O capacitor se carrega a um valor positivo máximo próximo da tensão da fonte. Atingido este valor a rampa da onda triangular na saída terá o seu máximo valor negativo (em relação ao terra virtual 1/2Vcc) que não chega a zero volts (terra real) e também é um pouco maior que a tensão negativa da onda quadrada ( o flanco negativo quadrado aproxima mais do zero volts).

- Este valor negativo da rampa da onda triangular irá atraves do resistor de realimentação (Rf) até a entrada não inversora do comparador, agora a tensão negativa aplicada no comparador é menor que a sua tensão de referência, assim haverá agora na sua saída um flanco negativo da onda quadrada.

- A entrada do integrador que antes recebeu um valor positivo, agora recebe o valor do flanco negativo.

- O capacitor que antes estava carregado positivo, agora passa a se descarregar e quando ultrapassar um valor mais negativo que o valor de referência de sua entrada não inversora a rampa triangular na saída começa a subir. Quando a rampa atingir o valor máximo (próximo da tensão +Vcc), entra positiva outra vez no comparador que troca o flanco de sua onda quadrada outra vez e assim o ciclo vai se repetindo.

- Pode-se concluir que o comparador para gerar a onda quadrada, depende da onda triangular que vem do integrador e o integrador por sua vez depende da onda quadrada vinda do comparador, ou seja, um depende do outro e o outro depende do um, então quando o circuito é ligado, como o integrador irá alimentar o comparador para este oscilar se ele o integrador não recebeu a onda quadrada ainda?

- O resistor de realimentação (Rf) junto com R formam um divisor de tensão, como Rf é menor que R a tensão na entrada não inversora do comparador está sempre diferente da tensão de referência para que garanta que o oscilador comece a oscilar quando o circuito é ligado.
Ainda neste circuito como já dito no início o resistor Rref ainda deixa a tensão de referência do comparador ainda um pouquinho menor para que haja ainda maior diferença, entretanto este resistor não é de todo necessario.

- A função do capacitor de 103 (0,01nF) acredito eu ser para filtrar algum possivel ruido click na transição. O circuito no entanto oscila bem sem este capacitor e sem o Rref ( a entrada inversora pode estar direto no 1/2Vcc).